Prefeitura inaugura a UBS do Sítio Massaranduba, a obra vai beneficiar centenas de moradores da região

4 fev 2018 - Ações / Notícias - admaroeiras

Moradores comemoram a inauguração da UBS do Sítio Massaranduba
A Prefeitura Municipal de Aroeiras inaugurou na noite de sábado (03) de fevereiro a Unidade Básica de Saúde do Sítio Massaranduba. A obra faz parte de uma sequência de unidades que foram realizadas e outras em andamento, a Prefeitura Municipal de Aroeiras através da Secretaria Municipal de Saúde entregou a UBS Unidade Básica de Saúde aos moradores daquela localidade que comemoram o grande feito.
“Havia uma grande dificuldade para nos deslocar para outras localidades em busca de atendimento médico, agora, ficou melhor, temos uma UBS na nossa comunidade e podemos ser atendido por uma equipe completa”, disse uma moradora.
A solenidade de entrega contou com a Presença do Prefeito Mylton Marques, o vice Jailson Andrade, o Deputado Doda de Tião, os vereadores, Wilder, Seu Leca, Ricardo Marinho, Júnior de Chicão, Assessor de Gabinete Fifia, os Secretários (as) Juberlita Marques, Ângela Aguiar, Daví Cavalcante, o ex Prefeito Francisco Marques, o Assessor jurídico, Antônio de Pádua, os suplentes de Vereadores Fernando Sopão e Aluízio do alto.
Com essa unidade, completam 10 UBS em dentro do Município, com centenas de atendimento que beneficiará a população do Município de Aroeiras. Tidas como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm como objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

A Unidade Básica de Saúde do Sítio Massaranduba conta com uma infraestrutura que vai de recepção, sala de atendimento médico, sala de atendimento odontológico, banheiro masculino e feminino, sala de medicamentos, sala de exames, cantina e sala de espera
Dentro da UBS, o cidadão será tratado por profissionais, que compõem as equipes com enfermeiros, dentistas e agentes de saúde. Eles são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade.
O médico de família tem uma formação ampla e integrada, que prepara o profissional para fazer o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos motivos que levam as pessoas a procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Os serviços oferecidos dentro de uma UBS englobam ações de prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, como prevenção a câncer, pré-natal e cuidada de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Além disso, dentro da unidade, o cidadão tem acesso a curativos, inalações, aplicação de vacinas, coleta de exames laboratoriais e tratamento odontológico, recebendo medicação básica e, quando necessário, encaminhamento para atendimentos com especialistas.

A expansão das Unidades Básicas de Saúde tem o objetivo de garantir serviços mais próximos a população, em suas comunidades, com estrutura necessária para atender bem e de forma acolhedora o paciente.  Mylyon Marques, secretaria,